$type=ticker$count=12$cols=4$cate=0

Educação e direitos humanos no PA

COMPARTILHE:


Foto: Alzyr Quaresma


Entrevista publicada no Diário do Pará (DOL)


Como avançar na conquista dos direitos humanos em um Estado que exibe índices pífios no que diz respeito à educação? Reverter esses índices e ajudar a forma cidadãos plenos de direitos é o desafio que se impõe a autoridades, educadores, pais, alunos e todos os que sonham com um Estado melhor. Professora da rede pública de ensino, vice-presidente da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) e coordenadora regional do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) Elisety Veiga expõe nessa entrevista às repórteres Iaci Gomes e Rita Soares o tamanho do desafio a ser enfrentado e apela por ações mais urgentes e efetivas.


P: Qual a relação entre direitos humanos e educação?


R:  A questão da educação vem desde a origem da declaração Universal dos Direitos Humanos. A declaração já versava, em 1952, sobre os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Quando se fala de direitos sociais, isso envolve direito à saúde, à moradia e educação dignas, direito a saneamento. A educação entra no campo de direitos sociais, na defesa da legítima efetivação desses direitos.


P: A senhora acredita que é possível falar de direitos humanos plenos em um Estado onde a população tem um nível tão baixo de escolaridade? Em Melgaço, no Marajó, por exemplo, 50% da população não sabe ler nem escrever...


R: A gente ainda tem muitos problemas em nível de política para a educação. O Estado garante a educação obrigatoriamente só para o ensino fundamental. Nós tivemos recentemente o acréscimo de mais um ano e houve quem reclamasse de ‘mais um ano para estudar’. Mas é importante ressaltar que esse acréscimo foi uma forma de tentar fazer com que o Estado seja obrigado a trabalhar a alfabetização. Antes, o aluno já ingressava no ensino público após ser alfabetizado, ou seja, a partir da primeira série. E um dos níveis mais importantes desse processo de aprendizagem é o ensino de zero a quatro anos, que é a creche e de quatro a seis anos, que é o ensino infantil.



P: Belém tem um dos maiores déficits de creches e esse foi um tema bem explorado na última campanha eleitoral. Em sua opinião, essa carência pode ser considerada uma violação aos direitos humanos?


R:  Com certeza. Esse período em que a criança deveria estar na creche é importante para o processo de amadurecimento, da coordenação motora. Tudo o que ela vai ser no futuro pode ser influenciado por esse período. A escrita dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio é péssima, porque essa parte não foi trabalhada adequadamente.


P: O Pará tem um dos piores índices em distorção idade-classe. De que forma isso está ligado à carência do ensino?


R: Os alunos sofrem com esse problema desde o início. O normal é a criança entrar com seis anos na escola na alfabetização, então geralmente essas crianças acabam entrando e terminando o ensino fundamental com 14 anos e o ensino médio com 17 anos, mas muitos ingressam muito tarde. O problema da defasagem é ainda maior para as mulheres, porque muitas meninas engravidam por volta dos 15 anos e param de estudar por um período, até que os filhos tenham uma certa idade para ir para as creches. Quando voltam para o ensino médio e fundamental, já enfrentam essa distorção série-idade. O Pará tem vários índices com muitos problemas. O IDH [Índice de Desenvolvimento Humano], por exemplo, trabalha com a taxa de alfabetização do município e com as taxas de evasão que são muito grandes. De mil alunos matriculados, 50% abandonam a escola e 20% são reprovados. Então, o resultado final é muito crítico e não existe uma análise consistente sobre as razões dessa evasão, quais as consequências e o que pode ser feito para resolver a questão.


P: Uma questão grave é o financiamento da educação. Estados mais ricos acabam recebendo mais recursos. Como fazer para reduzir o fosso cada vez maior entre pobres e ricos?


R: A origem do problema começa lá nos censos demográficos. É a partir deles que os governos municipais, estaduais e federais mandam recursos para os municípios. Se o aluno não estiver no censo escolar, o recurso não vai para escola. Quem tem menos alunos matriculados perde dinheiro. Então, há um certo equilíbrio entre os valores per capita porque o percentual é igual para o Brasil todo. Mas há problemas de se trabalhar com os valores de São Paulo. Na Amazônia, o investimento não só na educação, mas também na saúde, também precisa ser diferenciado.


P: Vocês estão propondo uma carta compromisso para melhorar a educação no Estado. Quais são as reivindicações básicas ?


R: A carta será proposta não só aos deputados, mas às entidades, personalidades, pessoas que fazem essa defesa pela educação de qualidade, pela educação universal, pela valorização da educação pública, que é o nosso grande modelo de luta. Fechamos uma carta colocando pontos que são fundamentais, como a efetivação dos conselhos municipais, conselhos gestores, a fiscalização dos recursos destinados à área da educação. Os conselhos estadual e municipal e mais os conselhos escolares têm o papel fundamental na aplicabilidade desses recursos.


P: Eles têm cumprido esse papel?


R: Não. Nós temos apenas 80 municípios [de 144] que têm conselho municipal. Desses 80, a maioria praticamente não funciona da forma que deveria funcionar cumprindo seu principal objetivo, que é a fiscalização e aplicação desse financiamento. E o mais grave ainda ocorre com os conselhos do Fundeb, porque o recurso é maior e neles há pessoas ligadas a prefeitos, indicadas por eles e, logicamente, se o prefeito indica, ele jamais vai colocar pessoas que pensem diferente do que ele quer ou que discordem da forma como vai ser utilizado esse recurso.


P: O governo do Estado anunciou recentemente o chamado Pacto pela Educação. A senhora acha que ele realmente alcançará resultados ou é mais uma ação de marketing?


R: Eu trabalho com escola de ensino estadual e a gente ainda não conseguiu sentir todo o processo, embora os diretores e gestores tenham sido chamados. Infelizmente muitos gestores não são eleitos pela comunidade. São indicados pela prefeitura ou pelo Estado. Então, a gestão democrática que a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) prevê em nosso Estado ainda não está sendo cumprida plenamente.


P: Diante de todo esse quadro, qual o retrato que a senhora faz da educação no Estado?


R: Estamos em um período muito difícil não só pelos péssimos indicadores do Estado do Pará, mas também do ponto de vista de olhar a educação. Por exemplo, o problema que eu friso na educação infantil era algo ser tratado com mais atenção e urgência. A gente tem também um problema na questão da municipalização da educação. Há recursos, mas nem sempre os municípios investem da forma correta. Há desvios...


P: A senhora vê alguma saída no curto e médio prazo?


P: As mobilizações e o aumento da fiscalização. Porque até há recursos, mas muitos equipamentos estão sendo sucateados. Um exemplo são os laboratórios de informática. Nas duas escolas em que eu trabalho, todos lá estão sendo sucateados porque não têm um professor, não há gente dentro da rede. O Estado não fez concurso, a prefeitura não tem professores na rede que possam assumir as turmas de informática.


P: Recentemente, em viagem a Santarém, o governador disse que os estudantes são corresponsáveis pelo problema, acusando-os de depredar o patrimônio público. A senhora concorda?


R: Nós temos colocado isso para os alunos. Inclusive, estamos fazendo uma campanha dentro da nossa escola que é “Ame a sua escola”. Mas tem outras coisas que são problemáticas. Um diretor que assume tem que dar conta, porque não há recursos para manutenção da escola, não existe recurso nenhum. Aí a gente tem que fazer bingo, fazer festa e, às vezes, o professor que tem que tirar dinheiro do seu bolso para fazer algo além. Se precisar de uma cartolina, de um material para fazer limpeza, não tem. O Estado não dá recurso para essa manutenção. No caso da merenda, por exemplo, estamos recebendo filé de peixe, mas não vai o sal, não vai o tempero, o gás. É um descaso realmente, e aí os professores têm que se virar. É muito triste, porque quem se dedica à educação acaba se sentindo muito incapaz, isolado e abandonado, sem um suporte. Há professores nas ilhas que no período de marés cheias estão dando aula com água pelo meio das canelas.



COMENTE

BLOGGER
Nome

Acidente,35,aécio neves,6,Aeroporto,13,Aeroporto Velho,1,agleice gama,1,Agnelli,6,Airton Faleiro,1,Alailson Muniz,1,albert Einstein,1,Alenquer,7,Alessander Lessi,1,Alexandre Lopes,1,aloizio mercadante,4,Altamira,9,Alter do Chão,1,aluízio mercadante,1,álvaro brito,1,Álvaro Brito Xavier,1,Amazônia,39,Ana Paula Padrão,1,anivaldo vale,1,Anselmo Colares,1,antonio josé,1,Antônio Unilzo Corrêa Branco,1,Apolônio Fona,1,Apresentação dos botos,1,Astronomia,4,Autismo,1,Benedito Nunes,1,Bernadete Tem Caten,1,Bin Laden,1,Blogosfera,21,Boto Tucuxi,1,cadastramento çairé,1,çairé 2017,6,Catraia das Letras,1,Censo Populacional,1,centros de reabilitação para autistas,1,Charges,5,Cidade,152,Cinema,6,Comenda Professora Sofia Imbiriba,1,Concurso,192,contratação temporária,1,Culinária,1,cultura,189,Curiosidades,12,Curso,1,curso de informática,2,Curso preparatório Enem,1,Deputado Nélio Aguiar,2,Detran,1,Economia,30,Ed Lopes,1,Educação,797,educação Educação Fiscal,1,Educação Estadual,30,Educação Federal,14,Educação Municipal,40,EETEPA_Santarém,1,Eleição Ufopa,3,Eleições 2012,18,eleições 2014,56,Eleições 2016,9,Eleições Uepa,1,emir bermeguyr,6,Encceja,1,Enecceja,1,Enem 2011,5,enem 2012,7,enem 2013,9,enem 2014,9,enem 2015,6,Enem 2016,5,Enem 2017,2,Ermírio de Moraes,1,escola tecnológica de santarém,1,esporte,21,Eventos,289,Exames Médicos,1,exoneração de servidores,1,Festival,28,Festival de Música do Tapajós,1,Festival de Turismo e Gastronomia do Pará,1,Fiscal,17,fordlândia,1,Futebol,69,futebol paraense,31,Futebol Santareno,30,Geografia,14,Geopoítica,5,Governo,223,Governo Municipal,20,Grandes Projetos,1,Greve,24,ibge,1,ifpa santarém,2,II Jogos da Integração das Escolas Municipais de Santarém,1,Imposto de Renda,16,Imprensa,24,Informática Educativa,1,Internet,21,Itaituba,7,Jogos Abertos do Pará,1,justiça,152,Legislação,30,Lei de Gestão Democrática,1,Libras,2,Literatura,6,Lixeiras Ambientais,1,Meio ambiente,89,Mestrado,1,Mestrado em Educação,1,Mestrado Ufopa,1,Monte Alegre,4,naufrágio rio amazonas,1,nelson vinencci,1,Notas,33,Óbidos,9,OBMEP,5,obmep 2013,3,obmep 2014,1,obmep 2015,2,Operação Perfuga,1,Opinião,34,Oriximiná,3,PA-457,1,Pará,366,parauapebas,2,paraupebas,1,Parazão 2016,4,parazão2013,1,parceiros,1,parceria,1,parfo,1,Parfor,5,parfor 2014,3,Parintins.,4,Parlamentar,1,parlamentares,2,parlamento Jovem brasileiro,1,Parque,2,parque da cidade,1,parsifal pontes,1,Participação,2,partidária,1,partidário,2,partidas,1,partidéria,1,partido,1,partido político,1,Partidos,9,Partidos políticos,3,páse livre,1,passagem,1,passe estudantil,3,pasta semed,1,pastana,1,paternidade,2,pátria,1,patrícia amorim,1,patrimônio,8,Patrimônio Cultural da Humanidade,3,patrimônio cultural do Pará,3,patrimonio historico,27,Patrimônio Nacional,1,patrocínio,1,patrocínio.futebol,1,patrono,1,Paul Cadden.,1,paulo correa,1,Paulo ferrera,1,paulo gasolina,3,Paulo Paixão,8,Paulo Rodrigues dos Santos,2,Pavimentação,1,Paysandu,6,Payssandu,1,paz,1,PCCR,14,PCdoB,4,PCT Tapajós,1,PDS esperança,1,pdt,5,Pe Sidney canto,2,PEC,11,PEC 37,1,pedido,4,pedofilia,1,Pedra Maia,1,pedro peloso,1,Peixe,2,peixe descoberto,1,Peixe Vivo,1,Pelé,1,PEN,1,penal,1,pênis,2,Penitenciária,3,Penitenciário.,1,perda,2,Perde,1,perfil candidatos,1,perícia,1,perigo aviário,1,período,1,período letivo,1,pernas,2,Personalidade,8,pesca,1,pescado,4,pescador,1,pescadores,2,pesquisa,2,Pesquisa,21,pesquisa eleitoral,2,petição pública,1,Petrobras,3,petróleo,4,PF,3,pgmento,1,piauí,1,PIB,6,picante,1,Pioneiro,1,piraiba,1,pirarucu,1,piratas,1,pis,2,pisa,2,piso,36,piso dos professores,1,piso nacional,1,piso salaraial,1,Piso salarial,10,pistolagem,1,pitanga,1,pl,1,PL 7420/06,1,placas,1,planalto,2,planeta,1,plano,4,plano de mineração,1,plano nacional da educação,1,Planos,2,planos de saúde,6,plataforma,1,plebiscito,95,plenária,1,plenárias,1,plenário,2,Pleno,1,plip tapajós,4,ploíticos,1,PM,21,PMDB,8,pmn,2,PMS,2,Pnad,1,PNAE,1,PNE,17,pnld,2,pobres,1,Pobreza,1,poder legislativo,1,Poesia,1,Pofessores municipais,1,polçoa civil,1,políci civil,1,Polícia,19,Polícia Civil,8,polícia federal,6,Polícia Militar,4,polícia rodoviária federal,1,Policiais,3,policiais civis,1,policiais federais,1,policiais militares,1,policial,3,políciia civil,1,Poliomielite,2,polítcos,1,Política,92,Política Local,77,Política Regional,57,Políticas públicas,1,Políticos,5,Pólo,1,polos,1,poluição,1,ponta de pedras,2,ponte,1,pontes,2,pontificado,1,ponto eletrõnico,1,ponto facultatico,1,ponto facultativo,7,pontos,1,população,5,popular,1,Porantim,1,porão,1,porrtaria,1,portabilidade,1,portais,1,Portal iTEIA,1,Portal Transparência.,3,portaria,2,portaria de lotaçao 2014,1,portarias,1,porto,1,porto de miritituba,1,porto tiradentes,2,porto velho,1,Portos,3,portugûes,3,portuguesa,1,pós doutorado,1,pós-graduação,2,Posse,21,posse prefeitos,1,postura,1,potal,1,poupança premiada,1,powerlifting,2,ppa,1,pps,4,PR,1,pr[o letramento,1,Pr[o-Carajá,1,pra santarém seguir mudando,1,praça da bíblia,1,praça das flores,1,praça tiradentes,2,praia,2,praias,1,prainha,2,Prazo,10,prazos,2,pré matrícula,4,pré-campanha,1,pré-inscrição,1,pré-matrículas,1,pre[ candidatura,1,precariedade,2,preço,3,Prédio,2,pref situar,1,Prefeita,13,Prefeito,12,Prefeitos,9,prefeitua,1,prefeitura de santarém,4,prefeitura municipal de Santarém,1,Prefeituras,5,prejuízo,1,Premiação,3,premiado,1,premição,1,prêmio,4,prêmio fiepa 2014,1,prêmio fiepa 2015,2,Prêmio Jovem Cientista,1,Prêmio Jovem Cientista 2013,1,Prêmio Melhor TCC,1,Prêmio Professores do Brasil,4,preparador,1,Presidência,2,Presidente,13,presídio,3,presídios,1,presidnete,1,preso,4,presos,7,prestação,2,Prestação de contas,7,previdência,1,prf,1,prfessores,1,primeira metade do 13º salário,1,Prioridade,1,Prisão,13,prise,28,prise prosel 2014,5,prise.prosel,2,pro jovem,1,pro paz,2,pró saúde,1,Pro Tapajós,12,Pró-Carajás,1,procedimentos,3,processo,8,processo licitatório,1,processo seletivo,6,processo seletivo 2011,1,processo seletivo 2012,4,processo seletivo 2013,5,processo seletivo 2014,3,Processo seletivo 2016,1,Processo Seletivo para Residência Multiprofissional em Saúde,1,processo seletivo SEI,1,Processo seletivo Ufopa,1,processos seletivos,1,procon,3,procurador,1,procuradoria geral do estado,1,prodepa,1,Produção,1,Produtora Colabortiva Livre,1,produtores,1,produtos,1,produtos orgânicos,1,Proenem,3,PROERD,1,Professor,29,professor substituto,1,Professora,2,Professores,75,profeta,1,profissão,2,profissionais,1,Profletras,1,profmat,1,Programa,4,Programa Amazônia Cultural,1,Programa Asfalto na Cidade,1,Programa Brasil Alfabetizado,1,Programa de Residência Multiprofissional,1,Programa Minha Casa Minha Vida 2,1,Programa Saúde na Escola,1,Programação,6,programas sociais,1,progressão vertical,1,proibição,5,proibido,1,projeto,16,projeto borari,1,projeto ct,1,Projeto de Lei,4,projeto de lei do executivo,1,projeto pará,2,projeto semear,2,Projeto“Escola d'Água ",1,projetos,2,Projetos educacionais,4,Projetos retirados,1,projovem,1,projovem urbano,1,promoção,1,promotor,2,promulgação,2,pronaf,1,pronatec,4,pronunciamento,1,propaganda,4,propaganda eleitoral,8,propaganda intrapartidária,1,propina,2,proporcionais,1,proposta,3,prorroga,1,prorrogação,2,prorrogadas,3,prorrogado,1,prose,1,prosel,25,prosel 2013,1,prosel 2016,1,Prosel 2018,1,prostituição,1,protasta,1,prótese,1,Protesto,5,protestos,3,Protistuição,1,ProUni,4,prouni 2015,1,ProUni matrícula,1,prova,7,provab,1,provas,7,provinha brasil,1,psb,1,PSC,2,PSD,3,PSDB,7,pse,1,PSG,1,psm,2,PSOL,5,psr 2014,2,psr2014,1,PT,23,pt do B,1,PTB,1,ptn,1,pública,4,Públicas,3,Publicidade,2,público,6,Públicos,6,Pulga,1,punição,1,quadra,2,quadra junina,1,quadra poliesportiva,1,quadrilha,1,Qualidade,4,quarilha,1,quarta chama,1,Queda,7,Queimadas,1,quimioterapia,2,quinto lote de restituições,1,Rabilonga prado,1,raça,1,racha,1,racias,1,racismo,1,radicalismo,1,rádio,1,rádio am,1,rádio câmara,1,rádio fm,1,Rádio Rural,1,radioterapia,1,Rai x Fran,1,Rai--Fran,1,RaiFran,2,raimunda monteiro,2,Raimundo Navaroo,1,rainha,1,ramais,1,ranking,7,Ranking Web of Universities ou Webometrics,1,rápido,1,ratão,1,ratos,1,reabre,1,Reajuste,20,reajustes,1,real,1,rebanho,1,rebelião,2,recadastramento biométrico,1,Recadastramento.,4,recadastro,1,Receita,6,Receita federal,5,recital,1,reclamação,1,recomendações,4,Reconhece título,1,reconhecimento,4,reconstrução,1,Record,2,recorde,1,recorre,1,recuperação judicial,1,recurso,4,recursos aquáticos,1,recursos financeiro,1,Recursos Naturais da Amazônia,4,recuso,1,recusos,1,redação,9,redações,2,rede,4,rede Celpa,13,Rede Estadual,4,Rede Globo,1,rede municipal,1,rede pública,1,redenção,1,Redes Sociais,6,redistribuição,1,Reducao,7,reeleição,1,reflexivas,1,Reforço,2,reforços,1,reforços.sérieD,1,Reforma,11,reforma agrária,1,Reforma política,4,Reforma Tributária,1,reformulação,1,região,3,região metropolitana,2,Região Norte,1,Reginaldo Campos,9,regional,1,registro,2,registro de candidaturas,1,Regras,2,regulamentação,2,regulamentações,1,regularização,2,reintegração,1,reintegração de posse,1,reitora,1,reitota,1,reivindicação,1,Relação,1,relação habilitados,1,relações étnico-raciais,1,relatório,3,religião,19,Religião,1,relleito,1,rémedio,1,remédios,3,Remo,9,remoção,1,remuneração,3,renda,1,Renúncia,8,reordenamento transito,1,repasse,2,repescagem,5,Reportagem,1,reposta,1,representação.estados,1,reprovação,1,Repúdio,3,requerimento,1,reserva,1,resex,1,resgate,1,residência médica,4,residencial,1,resoluções,1,responsabilidade fiscal,1,resposta,1,resrvas,1,ressarcimento,1,restaurante,1,restituições,3,resulta final,1,Resultado,15,resultado final,2,retomada,1,Retorno,3,retroativo,6,retrotivo,1,Reunião,8,revalidação,3,reverter,1,revisão,2,revisáo criminal,1,revista,4,revitalização,1,Revoga,1,ribeirinhos,1,ricardo,1,ricardo gomes,2,Ricardo Teixeira,3,rigor,1,Rilmar Firmino,1,Rinaldo,1,Rio,10,rio amazonas,1,Rio de Janeiro,1,rio grande do sul,1,Rio Madeira,1,Rio Maria,1,rio negro,3,rio são francisco,3,rio tapajós,10,Rio Tapajós Shopping,3,rio tocantins,1,Rio+20,6,rios,2,risco,2,RMS,1,Roberto Azevêdo,2,roberto carvalho de azevêdo,1,Robô Curiosity,1,Rod. Fernado Guilhon,1,roda de conversa,1,rodada,1,rodada de conversa,1,rodas de conversa,1,rodovia,3,rodovia fernando guilhon,3,rodoviário,2,rodovias,3,Rodrigo Gularte,1,romana leal,1,romy,1,Romy Castro,2,Ronaldinho,1,Ronaldo,1,ronaldo campos,19,Ronaldo Fenômeno,1,roni,1,Roraima,1,roseana sarney,1,Rosto,1,rota,1,royalties,10,rua,2,ruas,1,rural,1,sábado,1,Saída,2,sairé,10,sairé 2011,5,sairé 2012,2,sairé 2013,2,sairé 2014,3,Sairé 2015,3,sala de aula,3,salame,1,salão do livro,4,salão do livro do baixo amazonas,2,salarial,2,salário,5,Salário Mínimo,10,salários,3,saldo,1,Samntarém,1,samu,1,Sanatrém,2,sancionada,1,sancler silva,1,Sandicley,1,sandro lopes,1,saneamento,3,sangue,3,santa,1,santa casa,1,santa casa da misericórdia,1,santa cruz,1,santa luzia,1,santa maria,1,santaré,5,Santarém,461,santarém-cuiabá,1,santarémturismo,1,santareno,3,santarenos,2,santarenzinho,3,santarrém,2,santinhos,1,Santos,2,São Braz,1,são francisco futebol clube,2,são luiz,1,são luiz do tapajós,6,são paulo,3,são raimundo,27,saques,1,Sarney,1,satisfação,1,Saúde,136,saúde na amazônia,1,savana,1,sead,3,Sebastião Curió Rodrigues de Moura,1,sebastião dantas,1,sebastião tapajós,4,Seca,2,secretária,1,Secretaria de Estado do Trabalho,1,secretaria finanças,1,secretaria municipal de educação,1,secretarias,2,secretários,3,Sede,6,sedes,1,seduc amazonas,1,seduca pará,3,sefa,3,Sefer,1,segredos,1,segunda,1,segunda chamada,1,segundo lote,1,segundo lote de restituição do IR,1,Segurança,52,segurança.pará,1,seguro defeso,1,seguro desemprego,1,seicom,1,seis,1,seixas lourenço,2,Seleção,9,Seleção brasileira,3,seletiva,1,selo,1,selos,1,Sem categoria,2374,sema,2,semáforo,1,semana,2,Semana da Conciliação,2,semana da pátria,1,Semana Nacional de Conciliação,1,Semana Santa,5,SEMED,11,semed.parcerias,1,semifinais,1,Semifinal,1,Seminario,13,semma,1,semtur,1,sena,1,SENAC,5,senado,18,senado federal,2,senador,1,senadores,1,senai,2,seop,1,sequestradores,2,sequestro,3,sequestros,1,Serasa,1,sergio pimentel,1,serial killers,1,seridores,1,série A,1,Série D,10,sérieD,1,serra do santarenzinho,1,serra pelada,2,serviço,4,serviços,2,servidor,5,Servidor na Academia,1,servidor nota 10,2,servidor público,1,Servidores,19,servidores públicos,5,Servifest,8,SESI,1,SESPA,5,Sessão,3,Sessão Especial,2,sessão solene,1,sessões,1,sete de setembro,1,sexta,1,sexta-feira,1,sexual,1,shakira,1,Sheila Araújo,1,shopiing,1,shoping,1,shopping,3,show,8,show gospel,1,siameses,1,sidnei rocha,1,sidney canto,2,silas malafaia,2,silicone,1,Silval,1,Silvia Leila Rebelo,1,silvio hall de Moura,1,SIM,4,sim carajás,1,simão,1,Simão Jatene,11,Simineral,1,sinal analógico,1,sindicato,1,Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Santarém,1,sindmepa,3,sine,2,sine santarém,1,sinésio campos,1,Sinfonica,1,sinjor PA,1,SINPROSAN,8,SINTEPP,36,sinttep,1,sinval barbosa,2,siop,1,siope,1,sirotheau,1,Sispae,2,SisPAE 2014,2,Sispae 2017,1,sistema,1,Sistema de alerta contra catastrófes,1,sistema de cotas raciais,1,Sistema de Ensino Interativo,1,sistema penal.aplicação,1,sistemas para abertura de contas e emissão de Recibos Eleitorais,1,SISU,5,sisu 2014,1,sisutec,1,site,5,situação,5,Situação de emergência,7,situação de emrgência,1,situação emergência,1,Skate Rock 2012,1,slogans,1,smartphone,1,SMS,2,smt,1,Sntarém,1,Sobre o Centro Histórico de Santarém,1,sobrinha,1,social,4,sociedade,64,societário,1,sócio,1,socioambientasi,1,Sofia e a Turma da Rádio Castanheira,1,software,1,soldados,1,solimões,1,som,2,some,1,sonhos,2,sonora,1,Sony,1,sorriso brasil,1,status,1,STF,18,stj,1,subcomissão,1,subida,2,subseção da OAB/Santarém,1,substituto,1,sucessão,2,sucesso,1,sudeste,1,sudoeste do Pará,1,suframa,1,sul,1,sul do pará,1,superinstituto,1,supermercado,1,Suplicy,1,supremo,2,SUS,8,Susipe,4,suspeita,2,suspeitos,1,suspenção,1,suspende,1,suspensa,1,Suspensão,8,suspensas,1,suspenso,1,Sustentável,1,Suzane von Richthofen,1,Tabela,3,Tablet,1,tablets,5,tac,1,taça cidade de belém,1,Taça Guanabara,1,Tacacá,2,Tailândia,2,Talidomida,1,TAM,1,Tamanho,1,Tapajazz 2017,1,tapajs,1,tarado,1,Tarcísio Vieira de Carvalho Neto,1,tarifa,7,tarifa de ônibus,1,Taxa,2,taxa de juros,1,taxa minerária,1,taxas,2,taxi,3,táxi lotação,1,taxista,1,TCE,5,TCM,2,teatro,1,teatro guanabara,1,teatro santarém,1,Teatro Vitória,3,técnico,5,tecnico administrativo,1,Técnicos,2,Tecnologia,53,Tecnologia e Inovação,1,telefone,1,telefonia,6,Telefonia Celular,3,Teles Pires,1,Televisão,1,tema,1,tempo integral,1,temporários,1,TeoriaEistein,1,terceira etapa,1,termina,1,terminal,1,terminal hidroviário,2,terminal hidroviário de santarém,1,terminal hiroviário,1,término,1,Termo de recomendação,1,Terra,3,terra santa,1,Terras públicas,1,Terremoto,2,território,1,terruá pará,1,teses,1,testes,1,texto,1,thayana lima,1,theatro,2,theatro victória,1,Theatro vitória,1,tim,4,tio,1,Tiririca,2,tiro,2,Tite,1,titular,1,Título,5,titulo de cidadão santareno,1,título eleitoral,2,Título Honoris Causa,1,títulos,1,TJ/PA,15,tjd,1,TJE,1,TJE-PA,1,toca,1,Tocantins,1,tombamento,1,torcedor,1,torneio,2,tornozeleira,1,torre ATTO,1,Torres,2,total,1,trabalhadores,1,Trabalho,4,Trabalho escravo,4,trabalhor,1,tráfego,1,Traficante,2,traficantes,2,Tráfico,2,Tráfico de pessoas,1,trairão,1,transamazonica,1,transbordo,1,transexuais,1,transferência,4,transforlândia,1,transição,3,Trânsito,32,Trãnsito,1,transmissão,1,transparência,1,Transplantado,1,transplante,1,transporte,1,Transporte Fluvial,1,transportes Bertolini,1,transposição,2,Tratamento,5,travestis,1,TRE,12,TRE-Pará,3,tre/pa,1,treinamento,2,TREs,1,trf,1,triagem,1,triathlon,1,Triathlon Tapajós,1,tribos,2,Tribunal de Contas do estado do Pará,1,tributo,1,troca,1,tropa de elite,1,tropas,2,trt,1,TSE,23,Tucuruí,4,tucuxi,3,tuna,2,Tuna Luso,1,Turismo,20,turista,2,Turistas,1,turma,3,tv,2,tv alepa,1,tv câmara,1,Tv cultura,1,Twiitter,1,Twitter,4,twitterBAR,1,ubaldo,1,ubirajara,1,Ubirajara Bentes,2,Ubirajara Bentes de Sousa Filho,1,UCA,1,UEES,1,UEPA,31,UES,1,UFC,1,UFG,1,Ufopa,139,ufpa,4,ufrb,1,ulbra,1,UNE,3,união,4,União homossexuais,1,União homossexual,1,unicamp,3,unicef,1,unicersidades,1,uniformes,1,unip,1,Universidades,180,urbana,1,urna,2,urnas,1,Uruará,5,uruará.estações,1,Uruguai,1,Usina,5,Usina Hidrelétrica de Teles Pires,1,Usina Nuclear,2,usinas,1,uso,3,uso terras,1,usp,2,uti,2,uvb,1,V salão do livro,2,V Salão do Livro da região do Baixo Amazona,1,Vacina,3,Vacinação,10,vaga,2,Vagas,15,vagina,1,Valdir Matias,1,valdir matias junior,1,Valdomiro Sousa,1,Vale,5,vale cultura,1,Valério,1,validação,1,valmir,1,valor,1,vandalismo,1,várzea,1,veículos,1,venda,2,vendas,1,vendaval,1,Venezuela,3,vera paz,2,verão,2,veraores,1,verbas,4,Vereador,11,vereadora,1,Vereadore,1,vereadores,9,Vestibular,77,vestibulinho,4,veta,1,vetos,3,Viabilidade Econômica,1,ViagemEspaço,1,viagra,1,vias,1,viaturas,2,vice,2,vice prefeito,1,Vice Prefeito de Itaituba,1,vice-governador,1,vida,3,Vídeo,2,vídeo aulas,1,Vídeo Desabamento,1,vigia,2,vigias,1,vigilante,2,vigor,1,VIII salão do livro,1,Violência,13,violenta,1,Viradão,2,virtual,1,Vírus,1,Visista,1,Visita,7,Visitas íntimas,1,Vistoria,6,vistorias,2,Vítima,2,vítimas,3,Vitória,6,vitoria do xingu,2,vitória régia,1,Viva Jovem,1,Vivo,4,vocal,2,você lembra? blog,1,volta,1,voluntários,2,von,7,voo,1,Voo 447,1,Votação,14,voto,4,voto 77,1,voto secreto,1,votos,1,Vox Populi,1,voz do brasil,1,Waldiney Pires,1,walter lima,1,wando,1,web,1,wexoneração,1,wikileaks,1,William Waack,1,Wilton Walter Moraes Dolzanis,2,Wolf Maya,1,workshop,2,X salão do livro,1,Yarle,1,Yuri Gagarin,1,yuri lima,2,zenaldo,1,Zenaldo Coutinho,6,Zenaldo Coutino,1,ZEPs,1,zona de livre comércio,1,zona franca,1,zona franca de manaus,1,zona franca manaus,1,zpes,1,
ltr
item
BLOG DO SIDNEI ROCHA: Educação e direitos humanos no PA
Educação e direitos humanos no PA
http://www.blogdosid.com.br/wp-content/uploads/2013/12/elisetyveigaeducacao_blog-do-sid.jpg
BLOG DO SIDNEI ROCHA
http://www.blogdosid.com.br/2013/12/educacao-e-direitos-humanos-no-pa.html
http://www.blogdosid.com.br/
http://www.blogdosid.com.br/
http://www.blogdosid.com.br/2013/12/educacao-e-direitos-humanos-no-pa.html
true
6474649558936590459
UTF-8
Loaded All Posts Não foi encontrada nenhuma postagem VEJA MAIS LEIA MAIS Reply Cancel reply Delete Por HOME PAGES POSTS View All VEJA TAMBÉM LABEL ARQUIVO BUSCAR TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma postagem Voltar ao início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr May Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy